Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas de Biologia (para 3º ano A, B e C)
 
Colégio Estadual José Lopes Rodrigues
Aparecida de Goiânia, fevereiro de 2011.
Prof. Eliane

Atividade Avaliativa – 3º ano Turma A, B e C

1) (UFC – 94.2) Assinale a(s) alternativa(s) que melhor explica(m) a razão pela qual Gregório Mendel é considerado um homem à frente do seu tempo:
1. Mendel fez trabalho sobre reprodução sexual de ervilhas.
2. Mendel foi o pai da Genética moderna.
4. Mendel foi um cientista famoso do século XIX.
8. O mérito de seu trabalho, publicado em 1866 só foi reconhecido 16 anos após sua morte (1900), quando um biólogo holandês reproduziu o mesmo trabalho.
16. Sem conhecer nada sobre cromossomos ou genes, Mendel foi capaz de interpretar seus resultados e, a partir deles, criou as leis da Genética, que são válidas até hoje.


2) (UECE - 2005.1) Sobre o albinismo podemos afirmar corretamente, que se trata de uma doença de pele:
A) causada pelo gasto de toda a melanina, ocasionada pela exposição contínua ao sol;
B) de origem fúngica, resultando na despigmentação da pele, pelo consumo da melanina por fungos;
C) metabólica hereditária, resultando de disfunção gênica na produção de melanina
D) metabólica alimentar, resultando de uma alimentação pobre no aminoácido tirosina

3) ( UNIFOR – 2004.1) Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.
A primeira lei de Mendel está expressa em
A) I, somente.
B) II, somente.
C) I e II, somente.
D) II e III, somente.
E) I, II e III.

4. (UNIFOR – 2002.2) A autopolinização, que ocorre em diversas plantas, como, por exemplo, nas ervilhas estudadas por Mendel, tende a
A) manter constante as frequências dos alelos recessivos e a diminuir as frequências dos alelos dominantes na população.
B) manter constante as frequências dos alelos dominantes e a diminuir as frequências dos alelos recessivos na população.
C) aumentar as frequências dos indivíduos recessivos na população.
D) aumentar as frequências dos indivíduos dominantes na população.
E) diminuir as frequências dos indivíduos heterozigotos na população.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades Avaliativas de Biologia (para 2º ano A, B, C e D)


Colégio Estadual José Lopes Rodrigues
Aparecida de Goiânia, fevereiro de 2011.
Prof.ª Eliane
Série: 2º ano  Turma: A, B, C e D

Atividade Avaliativa- 2º ano Turma A, B, C e D

1) Atualmente as categorias principais, começando com o reino, são as seguintes, na ordem exata:
a) reino, filo, ordem, classe, família, gênero e espécie;
b) reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie;
c) reino, classe, filo, ordem, família, gênero e espécie;
d) reino, filo, classe, família, ordem, gênero e espécie;
e) reino, classe, filo, família, ordem, gênero e espécie;
 

2) Analise as frases abaixo referentes ás regras de nomenclatura biológica?

l) Todos nome deve ser escrito em latim
ll) A especie tem dois nomes : o primeiro refere-se ao gênero e o segundo , à especie .
lll) O nome do gênero deve ser escrito com inicial minúscula .

Estão corretas :
a) apenas l e ll
b)apenas l e lll
c)apenas ll e lll
d)todas
e)nehuma
 
3. (Uni-Rio - RJ) - Todos os vírus:
 a) só se reproduzem no interior de células
b) são parasitas de vegetais superiores
c) são patogênicos para o homem
d) podem ser observados ao microscópio eletrônico óptico
e) são bacteriófagos

4) A AIDS é uma doença que tem se disseminado pelo o Brasil e pelo mundo, atingindo, segundo alguns, o nível de epidemia. Pode-se afirmar, porém, que não há risco de transmissão do vírus da AIDS:
a) em apertos de mãos, abraços e espirros;
b) na transfusão sanguínea;
c) nas relações homossexuais e heterossexuais;
d) durante a gravidez e no momento do parto;
e) com o uso de drogas injetáveis;
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades Avaliativas de Biologia (para 1º ano)

Colégio Estadual José Lopes Rodrigues
Aparecida de Goiânia, fevereiro de 2011.
Prof.: Eliane
Biologia 1º ano


Atividade Avaliativa

1) A descoberta dos microrganismos por Leeuwenhoek trouxe de volta a teoria da geração espontânea. Na tentativa de refutar essa teoria, o italiano Lazzaro Spallanzani preparou infusões muito bem fervidas e cuidadosamente fechadas, as quais ficaram livres de micróbios durante muitos dias. Além dos objetivos iniciais, as experiências de Spallanzani foram muito importantes porque

a) refutaram definitivamente a teoria da geração espontânea.
b) contribuíram para a invenção da indústria de enlatados por François Appert.
c) confirmaram os resultados obtidos por John Needham.
d) provaram que a fervura destruía a força vital existente no caldo.
e) provaram que, sem oxigênio, não há possibilidade de vida.

2) Considere as informações abaixo :

I - A Teoria da Abiogênese admitia que a vida poderia surgir a partir da matéria inanimada.
II - Jean Baptiste van Helmont era um dos adeptos da Teoria da Biogênese.
III - A Teoria da Geração Espontânea perdeu credibilidade após os experimentos de Reidi.

São corretas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I, II e III
e) apenas I

3) Embrulhar as goiabas para protegê-las contra o aparecimento de bichos é uma ação que lembra um experimento famoso, que foi idealizado para refutar a teoria da abiogênese, o qual demonstrou que larvas não surgem espontaneamente em carne. Esse experimento famoso foi realizado no século XVII e seu idealizador foi
a) Spallanzani.
b) Needham.
c) Pasteur.
d) Redi.

4) Com base para a origem da vida, de acordo com a teoria de Oparim (1936), quais os compostos abaixo faziam parte da atmosfera primitiva da Terra?
a) Glicina (NH2CH2 COOH), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e enxofre (S2)
b) Amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O)
c) Glicina (NH2CH2 COOH), oxigênio (O2), amônia (NH3) e metano (CH4)
d) Hidrogênio (H2), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e vapor de água (H2O)
e) Glicina (NH2CH2 COOH), oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e vapor de água (H2O)